segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Reflexão sobre Sistema de Avaliação

Nesta postagem vocês deverão tecer um comentário sobre o que a imagem a seguir, de autoria do educador, desenhista e ilustrador Francesco Tonucci, também conhecido como "Frato", sugere quanto ao tema Avaliação.
Essa imagem corresponde de  alguma maneira à avaliação no sistema de ensino atual?


33 comentários:


  1. De acordo com a leitura da Charge sobre avaliação, é visível que a escola realiza uma aprendizagem mecânica, na qual o aluno não pensa ele é condicionado.Não verificando as habilidades e dificuldades dos alunos.
    A avaliação acontece de forma classificatória os alunos que atingem os objetivos propostos são incluídos na sociedade e os que não atingem são
    ignorados.Professora Lucimara Borges

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  2. Observando a charge sobre avaliação , pude observar que os alunos foram classificados e não observados as suas habilidades, tendo em vista muitos foram retirados sem atingirem as metas da escola. Ao qual a aprendizagem é mecânica, pois a sociedade espera um aluno pronto e não pensante. Professora Ana Claudia Carreira Juliani

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  3. Com ótica voltada para a maior parte da sociedade brasileira, pode-se concluir que a educação é um processo de mecanização, não permitindo ao cidadão uma consciência crítica e construtiva.

    Nesse método, tornam-se destaque na sociedade aqueles que sofrem influência desse processo.

    Vale destacar que esse sistema não favorece a ascensão de quem se opõe.

    Com ótica realista, quem não se alinha ao sistema fica à margem dos bons costumes sociais.

    Profª Ana Lúcia Valentim Petrasso

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  4. Analisando a imagem, podemos observar que as crianças adentram em um local onde são selecionas apenas aquelas que atingem uma padrão estipulado. Como era feito antigamente em uma educação avaliatória e extremamente seletista.
    Hoje a avaliação ocorrida em nossa U.E, não é classificatória, pois tentamos atingir sem distinção de capacidade cognitiva, o maior número de crianças(alunos), pois nossa avaliação é continua e usada como instrumento para melhorar não somente o trabalho do professor, mas também o desenvolvimento continuo dos alunos mediante suas dificuldades individuais... Grupo Benedicto Weschenfelder

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  5. Observando a charge sobre avaliação, pode se observar que os alunos foram classificados por suas habilidades e não por seus conhecimentos.aqueles que atenderam os objetivos foram classificados os que não foram descartados assim formando uma escola pronta sem dar a oportunidade para os demais alcançarem os objetivos.

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  6. A charge faz uma crítica ao sistema escolar que vivenciamos. A escola vista como uma fábrica e as crianças como produto. Aquelas que não atingem as expectativas ficam a margem. Triste realidade!
    Mariza Pereira da silva



    De acordo com a charge apresentada, podemos refletir sobre o sistema de avaliação educacional através de diferentes pontos de vista.
    A educação limitada, aprisionada e muitas vezes desperdiçada onde temos o conhecimento para trabalharmos a inovação e polivalência mas muitas vezes não exercemos.

    att, Sueli Eugenio.

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  7. A charge de Francesco Tonucci, remete a uma escola onde ainda

    permanecem alguns estereótipos herdados de uma educação tradicional

    no qual a avaliação serve apenas para qualificar, comparar, classificar e

    excluir o aluno. Sendo que, a avaliação escolar, sendo tão importante,

    deve sempre fazer parte do dia-a- dia da escola, como forma de rever a

    prática do professor em sala de aula.

    A avaliação, além de mensurar notas e conceitos, também deve levar em

    conta a experiência de vida do educando e seu cotidiano, para poder

    compreender como acontece o processo ensino-aprendizagem.

    Essa imagem, no entanto, lembra o sucateamento da escola atual, com

    avaliações padronizadas e mal formuladas, onde os alunos entram numa

    máquina para saírem todos iguaizinhos, e os que não se adequam ao

    sistema, são jogados fora, como dejetos, pois não se enquadram ao tipo

    de avaliação que a escola os expõe. E o material didático utilizado para

    trabalhar a avaliação, são todos iguais, padronizados, sem levar em

    consideração a individualidade dos alunos.

    PROFESSORA: ELISBETH FÁTIMA LARA DA SILVA

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  8. No meu entender a charge nos traz uma visão que embora a instituição seja inclusiva a escola

    exerce uma seleção que exclui do processo aquele que a ela não se adaptam, porque as

    diversidades não são respeitadas, pois a diferença é tratada como um problema e não como

    um valor. Nos mostra uma escola que fabrica alunos de acordo com a conveniência do poder.

    PROFESSORA:LUCIANA RIBEIRO DA SILVA SANTOS

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  9. Após fazer uma análise sobre a charge de “Frato”, pude observar que a imagem nos faz refletir

    sobre o sistema educacional atual. Percebe-se na charge que há muito tempo a avaliação se

    tornou mecânica, ou seja, tradicional, onde o professor exerce um papel de transmissor de

    informações e o aluno um mero repetidor de informações nas avaliações.

    Enfim, é possível verificar nas imagens da charge que a escola realiza uma aprendizagem

    totalmente mecanizada, onde a avaliação é totalmente classificatória e é voltada para suprir a

    demanda de trabalho exigida pelos padrões da sociedade brasileira.

    Com esta charge o cartunista nos leva a refletir também sobre a necessidade de mudanças no

    sistema de avaliação, pois, o aluno só aprende se ele for desafiado e motivado a buscar novos

    conhecimentos, desse modo é importante que o professor estabeleça vínculos entre os conhecimentos prévios e os novos conhecimentos.
    Regina Celia Cavalcanti Tonesser

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  10. Professoras: Maria das Mercês do Nascimento Ferreira
    Marly Espedita da Cruz Lima
    Railda Maria dos Santos Vellei
    Avaliação da charge

    A charge demonstra que a avaliação é classificatória e seletiva, sendo um privilégio para poucos atingir o topo do conhecimento.
    Marly
    Na charge a avaliação esta longe de ser uma avaliação mediadora, transformadora que verifica os conhecimentos dos docentes para retomar os conteúdos, respeitando o tempo e habilidade de cada um desses aprendiz.
    Mercês
    Na charge a avaliação é esmagadora com os aprendiz, não considera as habilidades,os conhecimentos prévios esse instrumento é usado para classificar.

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  11. Adriana Pandolfi Pereira
    Aldenice Mendes da R. Silva
    Darcy da Graça Silva
    Lidiane Rocha
    Lucimara de Faria

    Tatiana Menezes Korus

    De acordo com a charge, essa teoria tem como objetivo principal formar e avaliar o aluno

    para o mercado de trabalho, tem função conservadora e uma didática que prioriza o método

    tradicional de ensino que enxerga a escola como uma fábrica. Hoje em dia avaliamos o aluno

    buscando informações sobre ele, conhecendo o seu jeito próprio de ser e seus conhecimentos

    prévios através de um diagnóstico, pois avaliando-o dessa forma implica numa reflexão crítica

    sobre a prática, no sentido de captar seus avanços, suas dificuldades e possibilitar uma tomada de

    decisões sobre o que fazer para superar os obstáculos.

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  12. Ao observar a charge podemos concluir que os alunos estão sendo avaliados de forma mecânica, não levando em conta sua própria bagagem, de modo que estes saiam de acordo com o que a sociedade precisa, sendo que os alunos que não passam nesta avaliação são “descartados”, o que não corresponde à avaliação atual.

    Elaine Cristina Leite Gonzaga
    Márcia Aparecida Lomba Soares

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  13. O que podemos observar nesta charge são crianças entrando inocentemente para a escola e são bombardeadas com instruções moldadas, robotizadas, com materiais didáticos muitas vezes ultrapassados. Lá são avaliadas de forma rigorosa, onde aqueles que não atingem um objetivo dentro do que a Instituição impõe, são descartados e rotulados como ignorantes, e jogados à margem da sociedade, sem instrução alguma.
    Este não é um modelo de escola dos dias atuais, e sim do passado, onde a transmissão do conhecimento era focada no professor, aquilo que ele dizia era lei e deveria ser seguido, moldava-se o indivíduo de acordo com o que a sociedade queria.
    A avaliação é feita segundo o que foi estabelecido pela Instituição, não levando em conta os diferentes saberes. O resultado são pessoas sem personalidade, moldadas para servirem a interesses de terceiros, pessoas sem senso crítico, ensinadas para seguir regras impostas.
    Luciane da Silva Marques – EMEF Maestro Domingos Blasco
    Terezinha Oliveira dos Santos – EMEF Professor João Campestrini

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  14. A charge traz uma inquietação ao criticar o sistema de ensino. O ensino em massa, onde todos os alunos caminhariam juntos e aprenderiam do mesmo modo de forma mecanizada e grupal.Nos leva a refletir sobre metas, sobre processo de ensino, o processo de aprendizagem, o ser individual que se desenvolve gradualmente.


    Ana Cristina Oliveira dos Santos
    EMEF QUINTINO BOCAIÚVA

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  15. Este comentário foi removido pelo autor.

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  16. A imagem mostra que poucos têm acesso a informação e a educação com objetivo de preparar a criança para o futuro. Quem tem acesso ao amplo conhecimento, com material didático diversificado e de qualidade, terá provavelmente uma carreira “brilhante” quando concluir o ciclo escolar, enquanto a maioria da população, sem acesso a informação, não terá perspectiva de um futuro promissor.
    Em relação à avaliação escolar, na imagem da classe mais “inferior”, remete aos nossos alunos que, são avaliados da mesma maneira e ao mesmo tempo, sem levar em consideração que são diferentes no modo de aprender e de pensar. Já a classe “superior”, os alunos são observados e cuidados individualmente, garantido que ele obtenha ótimos resultados após serem avaliados.
    Luciana Rodrigues Ribeiro

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  17. Na minha opinião sim.Pois educação de massa, currículo inflexível, metodologia igual a todos os alunos independente de sua necessidade.
    Chegam na escola com sua história de vida e saem de lá como robos em linha de produção. Todos da mesma forma.


    Geralda Machado Carneiro

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  18. A charge nos transmite a importancia da avaliação, que faz parte do
    processo pois tudo que desenvolvemos no dia a dia, a avaliação está
    presente como observamos na charge.
    A forma dos acontecimentos de como as pessoas chegaram em um
    determinado lugar de uma forma, e sairam, não digo a todos, mas uma
    grande parte ocorreu o aprendizado.
    Comparando-os com os alunos, quando iniciam o ano na escola, já estão
    sendo avaliados para podermos transformá-los para terem sucesso no
    aprendizado. Dessa forma estão sendo avaliados.


    Maria Clarice

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  19. De uma certa maneira a charge corresponde a avaliação no sistema de ensino atual, pois as instituições recebem uma grande quantidade de alunos e com vários níveis de aprendizagens e passam por um processo burocrático escolar e que tende a privilegiar os conteúdos ,principalmente os livros didáticos usando-os continuamente e padronizando o aprendizado de uma forma classificatória e disciplinadora , através das notas obtidas e que por muitas vezes pautada apenas na retenção e avanço do aluno, deixando as habilidades e a avaliação contínua em segundo plano.

    Lea Regina da Silva

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  20. Esta charge retrata a escola tradicional como uma fábrica que busca formar bons cidadãos para a sociedade, para tanto avalia de forma excludente, deixando de fora os que não se encaixam nos seus padrões de qualidade, inclusive os pais, cultura e alguns conteúdos. Nota-se que há uma seleção dos conteúdos e materiais didáticos que são depositados nos cérebros dos alunos pelos professores. No final da linha de produção, saem todos iguais e moldados aos ideais que lhe foram impostos.
    Percebe-se que o sistema de ensino atual tem buscado superar essa escola tradicional, pois se trabalha a inclusão, o respeito às diferenças e considera-se a cultura da comunidade escolar. O papel do professor também mudou, não é mais aquele que deposita o conhecimento, mas o que media, auxilia e orienta o aluno no processo de aprendizagem. O aluno é o sujeito nesse processo, a fim de se tornar um cidadão crítico e participante na sociedade da qual faz parte.
    Assim também o sistema de avaliação atual tem progredido. A avaliação como forma de classificar e excluir tem se tornado alvo de discussões e novas propostas nas quais é encarada como forma para diagnosticar, instrumentalizar e reorientar o processo de ensino aprendizagem, buscando a melhoria da qualidade de ensino.

    MARIZA APARECIDA FRARE

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  21. Nas instituições escolares o que predomina, é a prova cumulativa no final do ano letivo.
    A avaliação é praticada como verificação de conhecimentos, mas na verdade a avaliação deveria ser mais um subsídio em nossa prática pedagógica cotidiana para um avanço e saber qual o ponto de aprendizagem deve ser aprimorado e qual foi consolidado partindo daí posterior planejamentos.
    Precisamos superar o paradigma da avaliação como mecanismos de nivelamento e até mesmo de punição dos alunos.

    Rosilene Correa da Silva Zamlut

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  22. Essa charge mostra o Ensino retrógrado. Uma máquina para avaliação.Se a avaliação é a forma através da qual o professor procura determinar a natureza e a qualidade de mudanças efetuadas no comportamento, em função dos objetivos definidos e das estratégias planejadas essa avaliação deverá ser feita individualmente e específica para cada aluno.As situações de avaliação são facilmente escolhidas quando os objetivos instrucionais são bem definidos, sendo assim não pode existir somente um critério para avaliação.
    Sônia Bonatto

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  23. A imagem faz referência a uma educação classificatória, que define como e quais conhecimentos devemos e podemos adquirir e transmitir.
    Na contramão da proposta de avaliação emancipadora sugerida por Paulo Freire, tal avaliação tem como principal objetivo moldar e classificar aqueles que aparentemente tem o perfil para alguns conhecimentos específicos.
    Conhecida como avaliação tradicional, faz referências a construção de alunos “modelos”, como podemos destacar na imagem percebe-se que existe uma busca igualdade, recebendo os mesmos conhecimento, respondendo e se comportando de maneira igualitária e plenamente satisfatória. Como robôs seguiram aquilo que fora programado,
    chegando apenas ao que lhe era permitido.
    Tal avaliação não observa e avalia o aluno como ser em desenvolvimento, considerando habilidades e singularidades de cada indivíduo, apenas sugere que todos os sujeitos ali inseridos devem ter “aquele” ou “este” formato, desconsiderando completamente fatores e habilidades de cada um.
    Everaldo Cerqueira destaca que a avaliação tradicional serve apenas para classificar os bons dos ruins, na qual se recompensa aqueles que mais se destacam e puni os que não alcança os resultados estabelecido, transformando notas em prêmios para uns e ameaça para outros.
    O aluno deve responder aquilo que lhe é pre determinado, sem elaborar nenhum tipo de estratégia, bem como desviar daquilo que lhe é permitido, com provas prontas feitas por um órgão específico.
    Dentre muitas mudanças da escola atual, o processo avaliativo tem sido visto de maneira diferente, escola, professores e gestores tem dia a dia se preocupado em com o desenvolvimento e aprendizado de cada aluno.
    Para mestre em educação da PUC Minas Gerais Stela, a avaliação está em todos os contextos na qual estamos inserido. Ela ainda destaca em sua pesquisa que a avaliação deve fazer parte do nosso cotidiano, seja através de reflexões formais e informais, com análises organizadas na qual definem tomadas de decisões.
    A escola na qual atuamos vem tentando gradativamente inseri como processo avaliativo, propostas de atuação docente e pedagógicas que proporcione aos alunos situações de aprendizagem significativas, na qual ele possa de forma natural relacionar seu aprendizado com sua rotina diária. Tais medidas vem na construção de propostas
    relacionadas as necessitas da comunidade escolar bem como as necessidades levantadas com o entorno da escola, inseridas no plano de trabalho anual, planejamento anual e bimestral, rotina diária e projetos paralelos.
    Entretanto dentre as propostas sugeridas na escola que atuamos, nos deparamos com ações que minimante mede grau de conhecimento (conteúdo) adquirido durante o bimestre e ano, com avaliações padrões aplicadas por professores e estabelecimento de
    ensino. Não consideramos que tais avaliações possam ser comparadas ao tipo que a imagem acima sugere, tão pouco que não sejam importantes para medir o conteúdo na qual o aluno teve acesso, mas tais avaliações têm sido usada como medidor de conhecimento entre muitos professores, que como a imagem acima acreditam que o
    aluno deve ser moldados conforme seus princípios e não com o conhecimento que o aluno traz como base.
    Desta forma defendemos a importância de uma formação que se aprofunde ainda mais no que de fato é avaliação, que traga a tona imagens como a analisada , ainda inserida na realidade de muitas escolas, com professores que acreditam em alunos “modelos”.Não se
    pode ignorar a importância da avaliação nas escolas, mas medir o aluno por aquilo que acredito como ideal, simplesmente ignorando o que ele conseguiu com o máximo de esforço possível é algo inaceitável.
    Aline Dias Bereta;
    Camila A. E. Barbosa dos Santos;
    Caroline Chagas Camilo;
    Tatiane Patrício do Nascimento da Silva.

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  24. A formação de cidadãos críticos , depende de uma educação de qualidade , que forma pessoas pensantes e não meramente uma formação de pessoas alienadas.

    Ebercilia

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  25. No meu entendimento a imagem faz uma comparação de escola á uma fabrica como se apenas cumpríssemos com a nossa obrigação de ensinar, mas não formar cidadãos seres pensantes e ativos na sociedade e no mundo.
    Nas salas de aulas lidamos com crianças que possuem diferentes tipos de realidades,as quais não são compreendidas e trabalhadas á parte como se deveria para alcançarmos um bom resultado na educação.
    Temos vários tipos de materiais e estratégias que nos possibilitam trabalhar, mas que passam longe, pois não são aplicados em sala de aula e os desejos dos educandos são ignorados.
    Por conta de tudo isso estamos formando pessoas como se fossem robôs que saem da escola sem preparação adequada para lidar com o mundo que os esperam.
    Marta Cristina de Moura

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  26. A imagem da charge nos mostra uma (fábrica) escola produzindo em série, nos quais conteúdos são depositados, tendo como produto final (itens)pessoas iguais. Os que não servem são descartados através desse processo seletivo.
    Fica claro que a avaliação dessa escola é classificatória e punitiva, na qual o objetivo é somente contabilizar erros e acertos.
    Esse tipo de avaliação não leva em consideração o desenvolvimento integral do aluno, o reprovando ou como mostrou na charge, descartando aqueles que não seguem um padrão esperado.

    Na escola atual devemos pensar em uma avaliação diagnóstica, onde o professor precisa localizar, num determinado momento, em que etapa do processo de construção do conhecimento encontra-se o estudante e, em seguida, identificar as intervenções pedagógicas que são necessárias para estimular o seu progresso.

    Priscilla Paula Opusculo faria

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  27. A charge faz uma alusão á uma fábrica de produção, onde todos entram diferentes, mas recebem o mesmo tratamento; com o apoio de caderno e de livro é introduzido conteúdo e todos saem iguais.
    Fazendo um paradoxo entre o sistema de avaliação atual e a charge é possível perceber que temos um público (sala) heterogêneo, mas o objetivo da avaliação para alguns é tornar todos iguais (homogêneo).
    A avaliação da aprendizagem não é algo meramente técnico, mas deve considerar e respeitar a singularidade de cada aluno, tendo como objetivo mediar o processo de ensino aprendizagem.
    O professor deve usar o erro do aluno como ponto inicial para compreender o raciocínio desses educandos e rever sua prática docente, e, se necessário, reformulá-la, possui uma posição bem diversa daquele que apenas atribui zero àquela questão e continua dando suas aulas da mesma maneira.
    Do mesmo modo, o educador que faz uso de instrumentos de avaliação diversos para, ao longo de um período, acompanhar o ensino-aprendizagem, é diferente daquele que se restringe a dar uma prova ao final do período.
    Creusa Cavalcanti

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  28. A educação retratada na charge , mostra uma Educação mecânica ,exclusiva e seletiva sem a preocupação de incluir, e deixar fazer, sem liberdade de expressão, hoje o aluno tem seu limite respeitado e dosado,o aluno tem seu direito de ser um cidadão critico dentro dos padrões escolar. O olhar e mais apurado para o aluno com dificuldade de aprendizado e necessidades especiais.
    Vandelina Mantovani Bitante

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  29. Para uma interpretação "correta" da Charge é necessário situar a mesma com seu período histórico. Em 1970 o Brasil era governado por militares o que "justifica" o modelo educacional criticado nessa charge.
    A educação proposta era aquela onde a formação do cidadão tinha objetivos claros e propostas delineadas pelo sistema político vigente.A obediência e a disciplina moldadas em materiais didáticos que tinham a intenção de transmitir ao educando uma enorme submissão do mesmo ao sistema sem questionamento sem críticas em nome de uma carreira e bem estar na sociedade tida como perfeita.Compara também a sociedade como uma linha de produção industrial onde cada peça é encaixada para que o produto final seja perfeito sem nenhum defeito é as peças que não se encaixam no sistema são descartadas jogadas no lixo.Assim, temas como sexo, trabalho infantil, drogas, educação especial são nessa linha de produção meros objetos de descarte e não são parte da sociedade proposta. Assim, o controle da educação deveria ser feito bem de perto pelas autoridades para que a sociedade fosseconstruída com perfeição conforme as máquinas, a avaliação era tida como universal, onde apenas os obedientes, disciplinados e bons alunos eram classificados, enquanto os outros eram simplesmente descartados.
    Cleissi Gonçalves Passos

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  30. Analisando esta charge, entendo que o ensino-aprendizagem é mecanizado. Os alunos entram na escola, recebem um material a serem fixados, os passos a serem seguidos, o professor só se baseia no que está escrito nos livros ou roteiro e os alunos saem prontos para o mercado de trabalho; como se fosse uma mesma “fôrma” para todos.
    lasses diferenciadas e especiais, ausência de cultura, de conhecimentos e ignorância são deixados de lado.
    Só serão bons cidadãos, aqueles que se adequarem às regras estabelecidas. Ainda acontece isso na educação com professores acomodados que não buscam a adequação à sua turma, às necessidades dos alunos. Temos que prepará-los para que sejam cidadãos autônomos, letrados e capacitados com visão de futuro.
    A aprendizagem é um direito dos alunos, temos que buscar meios para que os objetivos sejam alcançados.

    Profª Vivian Eleutério

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  31. Esta charge retrata a escola tradicional como uma fábrica que busca formar bons cidadãos para a sociedade, para tanto avalia de forma excludente, deixando de fora os que não se encaixam nos seus padrões de qualidade, inclusive os pais, cultura e alguns conteúdos. Nota-se que há uma seleção dos conteúdos e materiais didáticos que são depositados nos cérebros dos alunos pelos professores. No final da linha de produção, saem todos iguais e moldados aos ideais que lhe foram impostos.
    Percebe-se que o sistema de ensino atual tem buscado superar essa escola tradicional, pois se trabalha a inclusão, o respeito às diferenças e considera-se a cultura da comunidade escolar. O papel do professor também mudou, não é mais aquele que deposita o conhecimento, mas o que media, auxilia e orienta o aluno no processo de aprendizagem. O aluno é o sujeito nesse processo, a fim de se tornar um cidadão crítico e participante na sociedade da qual faz parte.
    Assim também o sistema de avaliação atual tem progredido. A avaliação como forma de classificar e excluir tem se tornado alvo de discussões e novas propostas nas quais é encarada como forma para diagnosticar, instrumentalizar e reorientar o processo de ensino aprendizagem, buscando a melhoria da qualidade de ensino.

    Professora: Sheyla Rodrigues Soares Martins

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  32. Penso que sim, pois a busca por cultura informação ainda e um caminho que e preciso para galgar um futuro melhor, temos " pais" de um lado que tem consciência do papel da educação e professores que se desdobram para dar o melhor para o seu aluno.
    A avaliação neste caso vejo como mecânica acontece por ter que se avaliar ao final de cada bimestre.
    Eu acredito que vai além do que vejo não só com o significado burocrático para satisfação de todos e comprovação do trabalho desenvolvido, mas para reorganizarmos novos caminhos para se trabalhar com os alunos e nos auto avaliarmos enquanto professores.
    Na verdade a avaliação deve ser nosso instrumento de sucesso.
    Sandra Eclissi

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  33. A charge demonstra um conceito de ensino tradicional, fragmentado, desfocado do contexto, preocupado apenas com a repetição, onde o individuo reproduza de forma mecânica àquilo que lhe é ensinado.
    Atualmente ensinar e avaliar busca valorizar o exercício da autonomia na construção do conhecimento, com práticas pedagógicas centrada na ação -reflexão, onde o individuo interage com o mundo das relações sociais e se constitui por força de sua ação.
    Professora: Daniela Aparecida Germinari dos Santos

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